“Educação Digital em Ação: inovar e monitorizar resultados”
João Correia de Freitas, Professor da Faculdade de Ciências e Tecnologias, Universidade Nova de Lisboa

Educação Digital e Inovação: Reflexões e Desafios
O Professor João Correia de Freitas, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, reconhecido especialista em tecnologias educativas, partilhou a sua vasta experiência na área da educação digital. Na sua intervenção, destacou a necessidade de centrar a reflexão no digital na educação, em vez de se limitar ao conceito de educação digital. Propôs ainda um debate sobre inovação e monitorização de resultados neste domínio, sublinhando a importância da interação e do diálogo entre os participantes. Enfatizou, igualmente, que todos os educadores, independentemente do nível de ensino, possuem experiências valiosas que podem ser partilhadas para um enriquecimento mútuo.
A Evolução da Tecnologia na Educação
Apresentou igualmente, uma análise sobre a evolução da tecnologia na educação, desde os primeiros passos da Internet nas escolas até à atualidade. Realçou a importância do papel mediador dos professores na utilização das tecnologias em sala de aula e a necessidade de assegurar um acesso qualificado e equitativo às ferramentas digitais por parte dos alunos. O orador sublinhou que, apesar dos avanços tecnológicos, muitas das aprendizagens do passado continuam a ser fundamentais, nomeadamente o papel dos embaixadores digitais e o trabalho em rede. Foram também mencionadas as adaptações ao ensino online durante a pandemia, bem como a realização de projetos pioneiros na área da videoconferência e da formação online.
Monitorização do Ensino Híbrido
A monitorização do ensino híbrido e a partilha de experiências docentes em encontros educativos foram igualmente temas centrais da discussão. O Professor João Correia de Freitas reforçou a importância das tecnologias digitais na educação e as lições aprendidas durante a pandemia, evidenciando o seu potencial para transformar as práticas pedagógicas. Foram ainda abordados os desafios da implementação de quadros interativos nas escolas e apresentada a abordagem de “comunidade de inquirição” como uma estratégia inovadora para o desenvolvimento profissional dos docentes.
Inteligência Artificial na Educação
O Professor João Correia de Freitas salientou o papel da EDUCOM na promoção do debate sobre a integração da inteligência artificial (IA) na educação, realçando o seu potencial para transformar o ensino e a aprendizagem. Foi evidenciada a necessidade de uma utilização inovadora e responsável das ferramentas digitais, como o ChatGPT, e identificadas cinco áreas-chave para o futuro da educação: aprendizagem, interação natural, percepção, representação e raciocínio, e impacto social. Foram ainda apresentados exemplos concretos de projetos que ilustram o uso criativo da tecnologia na educação, como a criação de um museu virtual de arte na Costa da Caparica.
Adaptação às Novas Tecnologias
A evolução tecnológica nas escolas foi novamente abordada, destacando-se a passagem dos primeiros computadores para a atual revolução da inteligência artificial. Foi salientada a importância de professores e alunos se adaptarem continuamente às novas realidades digitais, explorando formas de integrar a IA no ensino. O Professor João Correia de Freitas incentivou os docentes a familiarizarem-se regularmente com ferramentas como o ChatGPT, promovendo o seu uso crítico e ético no currículo escolar, com o objetivo de enriquecer o ambiente de aprendizagem.