Laboratórios de Educação Digital (LED)

Os Laboratórios de Educação Digital (LED) são espaços equipados com tecnologia avançada, promovendo a aprendizagem em todas as disciplinas. Integram a Componente C20 do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com a instalação de 1300 LED em escolas do 2.º e 3.º ciclos e ensino secundário.

O objetivo é potenciar o uso dos LED para desenvolver competências essenciais e promover a inovação pedagógica, preparando os alunos para os desafios do futuro.

Os AE/Ena selecionaram o tipo de LED consoante as suas necessidades, entre três opções:

  • LED 1: Programação, Robótica e STEM.
  • LED 2: Programação, Robótica e Artes Multimédia.
  • LED 3: STEM e Artes Multimédia.

A distribuição dos LED foi concluída em outubro de 2024, abrangendo 803 AE/Ena. No final do ano letivo 2023/2024, um questionário identificou áreas de melhoria, incluindo a necessidade de mais formação para professores, suporte técnico adicional e maior integração dos LED nas práticas pedagógicas. Com base nesses dados, foram planeadas ações de formação e apoio para 2024/2025, garantindo uma utilização mais eficaz dos recursos tecnológicos.

O site dos Laboratórios de Educação Digital (LED)

O site dos Laboratórios de Educação Digital (LED) é uma iniciativa integrada na Componente C20 do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) de Portugal, especificamente no investimento “TD-C20-i01: Transição digital na Educação”. Este projeto visa proporcionar espaços educativos multifuncionais equipados com tecnologias avançadas, destinados a alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário.

O objetivo principal dos LED é integrar transversalmente as tecnologias no currículo escolar, promovendo uma aprendizagem ativa e prática. Para apoiar os docentes na implementação eficaz destes laboratórios, o site disponibiliza cenários de aprendizagem, recursos educativos e informações sobre workshops de capacitação.

Além disso, o site oferece detalhes sobre os diferentes tipos de LED, orientações para a sua instalação e utilização, bem como contactos para suporte técnico e pedagógico. Esta plataforma constitui-se, assim, como um recurso essencial para a comunidade educativa na promoção da transição digital no ensino em Portugal.

Partilha do Agrupamento de Escolas de Silves

  • Nuno Garção, Adjunto AE Silves
  • Ludmila Susana, Coordenadora PADDE, Coordenadora LED Escola Secundária de S Silves
  • Sílvia Gomes, Coordenadora Clube Robótica, Coordenadora LED Escola João de Deus
  • Dora Silva, Coordenadora LED Escola Dr Garcia Domingues
  • Lília Camilo, Assessora Digital AE Silves